Como criar um quantitativo de materiais e superfícies – Archicad

Data

Criar um quantitativo de superfícies no Archicad é algo fundamental para se ter um bom controle de obras.

Uma das principais vantagens do Archicad, e do sistema BIM, é poder extrair quantitativos de um projeto para a realização de orçamentos e controle de obras. O Archicad facilita muito esse processo por meio dos mapas. No entanto, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre como criar um quantitativo de materiais no Archicad.

Tipos de mapas

Primeiramente, vamos distinguir alguns tipos de mapas que podem ser criados no programa BIM da Graphisoft. Existem 3 opções:

  • Elementos: Mostra características de elementos básicos do modelo;
  • Componentes: É otimizado para mostrar informações sobre cada componente de uma composição, perfil complexo ou elemento;
  • Superfícies: Lista elementos por sua superfície.
Novo esquema de mapa. Tipos de mapas e tabelas que podem ser criadas no Archicad

Tento isso em vista, podemos prever que cada uma dessas lista terá um comportamento diferente ao tentarmos extrair dados de um quantitativo de material. Um mapa de elementos é ideal se quisermos obter o quantitativo de paredes específicas, enquanto um mapa de superfícies tem como foco uma determinada superfície e não os elementos aos quais ela está aplicada.

Como exemplo, se criarmos um mapa de elementos para obter o quantitativo de uma superfície de paredes, teremos que distinguir a face interna da face externa da parede, sem conseguir obter uma soma dos dois facilmente. O foco aqui é a parede em si, então teremos esse tipo de diferenciação.

Mapa de revestimento de paredes no Archicad

Se criarmos um mapa de superfícies para o mesmo propósito poderemos determinar a superfície e o Archicad poderá nos mostrar sua área total por todo o projeto, sem distinguir a qual elemento ela está inserida.

Mapa de quantitativo de superfícies no Archicad

Criando o mapa de superfícies

Desse modo, para obter um quantitativo de materiais/superfícies no Archicad, eu recomendo que se use um mapa de superfícies com os seguintes parâmetros. Claro que você pode alterar alguma coisa para adequar o método as suas demandas, mas de forma geral será isso.

Como fazer um mapa de quantitativo de materiais no Archicad

Se você gostou dessa publicação, temos algumas outras que você pode gostar também aqui.

Mais postagens