Estudo de massas no Archicad

Data

Vou te ensinar a criar um estudo de massas, ou volumétrico, no Archicad utilizando a ferramenta de zona.

É muito comum fazer um estudo de massas na fase de estudo preliminar de um projeto, ou na criação de um diagrama para representar edifício. E, como sabemos, o Archicad é uma ferramenta completa que ajuda o cotidiano de arquitetos e engenheiros desde a concepção de projetos. Pensando nisso, vou ensinar para você a criar um estudo de massas no Archicad.

No vídeo acima eu vou te ensinar o passo a passo desse processo com base no projeto do IMS Paulista, do Andrade Morettin Arquitetos

Para isso, vamos usar a ferramenta de zona para isso. Ela permite que essas massas sejam visualizadas tanto em 3D quanto em 2D e já podem ser a zonas dos compartimentos dos nossos projetos. Além disso, caso seja necessário extrair um quantitativo dos ambientes a ferramenta de zona irá garantir uma facilidade extra nisso.

Para realizar isso existem algumas coisas importantes a serem seguidas. A primeira delas é usar o método de geometria poligonal para construir essas zonas do estudo volumétrico, já que as estamos construindo de forma independente das lajes e paredes do projeto. Além disso, para visualizar as zonas no 3D é preciso habilitar sua exibição por meio da janela de “Filtro e Corte Elementos em 3D”, que pode ser acessada pelo menu de visualização ou pelo atalho CTRL + ALT + A.

Agora, para ter uma representação aprimorada do estudo de massas, é possível usar uma sobreposição gráfica que determine uma cor específica para cada categoria de zona. Para o exemplo acima eu criei regras com um critério de Tipo de elemento e Categoria da zona e usei a seguinte sobreposição:

Lembrando que todo elemento de zona PRECISA ter uma categoria atribuída a ele e essas categorias podem ser editadas pelo gestor de atributos do seu projeto. Basta acessar o menu: Opções > Atributos do elemento > Gestor de atributos e buscar pelo opções de zonas. Nessa janela é possível configurar as categorias necessárias para seu tipo de projeto.

Para gerar um quantitativo de áreas das zonas basta usar o mapa predefinido no template padrão do Archicad, como mostrado no vídeo. Casa queria saber mais sobre mapas e quantitativos de uma olhada nessa nossa outra postagem.

Mais postagens