Como fazer cobogós no Archicad

Data

Vou te ensinar a criar um cobogó - elemento vazado - personalizado no Archicad, usando como exemplo um projeto do Lúcio Costa.

Os elementos vazados, também conhecidos como cobogós, são muitos comuns na arquitetura brasileira. Existem diversos tamanhos, tipos e padrões deles no mercado. Nessa postagem vou ensinar você a modelar um cobogó no Archicad.
Uma curiosidade é que apenas o template brasileiro do Archicad tem, por padrão, o cobogó. Então, é importante que você esteja usando essa versão do programa.

Modelando o cobogó

Vamos começar usando a ferramenta de janela. Nas definições do elemento é possível selecionar uma janela especial de cobogó, como na imagem abaixo. Essa é uma ferramenta flexível e é possível escolher entre diferentes estilos de elementos vazados.

No entanto, é possível que você precise de um estilo diferente de cobogó. Felizmente, o Archicad permite que seja criado um estilo personalizado. Para isso, é preciso modelar uma unidade do bloco e salvar esse elemento para ser utilizado na ferramenta.

Essa modelagem pode ser feita usando as diversas ferramentas de modelagem do Archicad, como lajes, paredes, morphs, etc. Depois disso, você deve selecionar todo o bloco modelado e salvar como um caixilho de janela (Arquivo>Biblioteca e objetos>Salvar seleção como>Caixilho de janela).
Ao fazer isso, esse novo elemento estará disponível para seleção no item de cobogó na ferramenta de janela.

No vídeo acima eu fiz a modelagem de um dos cobogós dos edifícios do Parque Guinle do Lúcio Costa. Você também pode conferir mais detalhes do uso dessa ferramenta nele.

Mais postagens