7 dicas de produtividade para começar bem o semestre

Data

7 dicas de produtividade pare melhorar seu desempenho no próximo semestre da faculdade.

Tenha um ambiente organizado

Ter um espaço propenso para o trabalho é fundamental. Isso pode variar muito, dependendo do seu curso, mas o importante é ter um ambiente que evite distrações e tenha todas as ferramentas necessárias a fácil alcance. Eu gosto muito da regra dos 20 segundos para pensar em meu espaço. Segundo essa regra você deve deixar tudo aquilo que pode te distrair, como seu celular e vídeo game, a 20 segundos de distância. Dessa forma, sempre que você estiver estudando e pensar em se distrair com seu telefone, você irá pensar duas vezes antes de se levantar e andar para pegá-lo. No entanto, muitas pessoas não conseguem encontrar dentro de casa um espaço ideal de estudo. Se esse for seu caso, busque pela biblioteca da sua faculdade, um espaço de coworking ou uma cafeteria. Eu já utilizei muitos desses ambientes durante a minha graduação – e até hoje – e sempre consegui me concentrar muito bem neles.

Tenha um planejamento

Aproveite o começo do semestre ou suas férias para se planejar. Ter um caminho claro para seguir irá facilitar seu progresso de estudos no semestre em comparação a um caminho improvisado. Para isso, tenha um calendário e uma lista de tarefas pronta para receber anotações e listas. Você pode fazer isso no papel ou digitalmente, eu sempre prefiro o digital por ser mais conveniente e não ter risco de perda, mas o importante é usar um sistema que você está adaptado. Se não souber por onde começar, eu indico que você aprenda sobre o Notion ou o Evernote.

Crie um sistema de anotação

Ter uma metodologia para anotar é fundamental para garantir maior aprendizado. O cérebro humano é comprovadamente ruim em armazenar informações, mas muito bom para processá-las. Por isso, seu sistema de anotação, seja ele digital ou físico, deve ser seu maior aliado durante a faculdade. Um bom sistema deve cumprir 3 itens: fácil acesso e pouco atrito na criação de novas anotações; seguro; fácil extração de informação. Você precisa poder criar uma anotação com facilidade, para que posso anotar algo importante rapidamente sem perder tempo procurando por onde começar. Esse sistema também precisa ser confiável, de modo que você tenha certeza de que não irá perder nenhuma informação. E, por último, você deve poder recuperar as informações que anotou com facilidade e não deixar que nada suma no sistema. Essas podem parecer demandas muito complicadas de serem atendidas, mas um bom sistema vai te ajudar muito. Um dos meus maiores arrependimentos da faculdade foi não ter um sistema de anotação robusto no início da minha graduação, o que levou a perda de muita informação que me seria útil depois. Se quiser aprender mais sobre isso, eu recomendo o sistema P.A.R.A do Tiago Forte.

Tenha uma mentalidade que busca soluções

Eu já vi muitos colegas meus de faculdade perderem tempo reclamando de uma tarefa em vez de começar a fazê-la. Ter velocidade na hora de executar algo necessário, mesmo que não seja a coisa mais divertida do mundo irá de trazer muitas vantagens. Pense em quanto tempo você ganharia se não reclamasse ou hesitasse em fazer as coisas que precisa. Se precisa ser feito, é melhor que seja feito logo.

Busque criar bons relacionamentos

Ter contatos é tudo. E, a universidade é um dos melhores espaços para criar bons relacionamentos. Você está convivendo grande parte do dia com colegas e futuros colegas de profissão. Então, aproveite para criar amizades com bons alunos e cativar professores. Isso pode abrir mais portas do que você imagina.

Crie hábitos saudáveis

Não é só de estudo que um bom aluno vive. A verdade é que sem um corpo saudável nenhuma mente pode prosperar. Por isso, tenha uma rotina de exercícios e uma boa alimentação. Ter isso em seu cotidiano irá aumentar muito sua capacidade de concentração. Uma coisa muito importante que aprendi com Chris Bailey, autor de diversos livros sobre produtividade, é que mais tempo de trabalho não equivale a mais resultado. O importante é ter qualidade de trabalho, e isso pode ser atingido por meio de uma rotina saudável.

Aprenda técnicas de estudo e aprendizado

Se você seguir essas dicas terá maior qualidade em seu tempo de estudo, mas é importante que saiba o que fazer com esse tempo. Como eu já falei por aqui, o cérebro não é feito para armazenar informação, mas essa é uma coisa que é justamente cobrada dos alunos na maioria das faculdades. Então, para ter bons resultados nos estudos eu recomendo aprender técnicas que irão melhorar sua capacidade de aprendizado. Eu sempre recomendo duas técnicas para os alunos que vem me pedir ajuda sobre isso: A técnica Freyman – que ajuda você a simplificar ideias e aprender temas complexos com facilidade – e a criação de flashcards – que é uma técnica de memorização que pode ser feita no papel ou por meio de programas como o Anki ou o NeuraCache.

Mais postagens