10 motivos para escolher o Archicad

Data

Conheça 10 motivos para migrar para esse programa BIM revolucionário que é o Archicad.

Se você está pensando em migrar para o BIM e está na dúvida de qual programa escolher, ou se quer conhecer esse programa revolucionário, esse post é para você.

1. É um programa intuitivo

O Archicad é um programa feito de arquitetos para arquitetos. Ele é feito por quem entende nossas necessidades e se adequa a elas. Por mais que seja um programa muito vasto e completo, sua interface é amigável e sem informações desnecessárias.

2. É um programa BIM

Apenas isso já o coloca na frente de muitos outros programas. BIM é uma metodologia de trabalho que está em grande ascensão na indústria da arquitetura e construção civil. Isso não é à toa. Ela cria uma construção virtual que garante muito mais eficiência e produtividade para o projetista.

3. Biblioteca completa

Além de poder receber objetos 3D de outros programas como o Revit e o SketchUp, o Archicad já conta com uma vasta biblioteca de objetos paramétricos em seu template padrão. Isso facilita muito o uso do programa.

4. Representação

No final das contas, um programa de arquitetura prove aos usuários a representação de um projeto. Por isso, é importante ter boa flexibilidade e controle na representação dos projetos.
O Archicad é excelente nessa área, permitindo que sejam criados vários estilos de representação que podem ser alterados com facilidade. Isso permite que sejam criadas plantas de forro, demolir/construir, acabamentos, e outras, em poucos cliques.

5. Navegação 3D

Um dos pontos fortes do Archicad é sua fluidez na navegação 3D, que pode se assemelhar bastante a navegação do SketchUp. Isso é muito bom, pois permite que o usuário navegue pelo modelo para fazer modelagens, visualizar o processo ou até mesmo apresentar o projeto para clientes.

6. Programa completo

O Archicad é um programa completo. Além de carregar o modelo 3D, o Archicad gera todas as plantas, cortes e elevações do projeto (e mantém todos os desenhos atualizados) e ainda carrega as informações do projeto, como tabelas e quantitativos.
Então, se você está acostumado a trabalhar com vários softwares para realizar e documentar um mesmo projeto, o Archicad vai te economizar muito tempo. Tudo fica concentrado em um único programa. Além de evitar erros, isso otimiza muito todo o processo.

7. Flexibilidade

Uma das coisas que eu mais gosto do Archicad é sua flexibilidade. Eu posso modelar um mesmo elemento de diferentes formas e obter o mesmo resultado.
Por exemplo, eu posso modelar uma marcenaria por meio dos objetos padrões do Archicad, por meio das ferramentas de parede e laje, ou até mesmo por meio da ferramenta de viga.
Isso permite que cada usuário se adapte ao estilo de modelagem que ele preferir, sem restringir ou engessar o uso do programa.

8. Informação de projeto

Por ser um programa BIM, o Archicad carrega informação de projeto. Por isso, é possível extrair, de forma automática, diversos quantitativos de projeto a partir do modelo.
Por exemplo, o Archicad pode gerar um quantitativo de revestimento do projeto, um mapa de portas e janelas, uma tabela de mobiliários, um quantitativo de compra de material de construção, entre outros.
Não há limites para o que pode ser extraído de informação do projeto.

9. Render

É muito comum renderizar projetos para o apresentar de forma mais atraente. O Archicad conta com um renderizar embutido no programa, o que facilita muito a criação de imagens rapidamente, sem precisar exportar o modelo para nenhum outro software.
Por mais que seja possível exportar o modelo para um outro renderizador, como o Twinmotion, é sempre bom saber que é possível criar imagens diretamente pelo programa.

10. Interoperabilidade

O Archicad é capaz de se comunicar com diversos outros programas. Em um universo em que um projeto de arquitetura é composto de diversas disciplinas, é importante que seu modelo seja lido por muitos profissionais e pessoas diferentes.
O Archicad permite que o modelo seja facilmente exportado para diferentes formatos, para ser lido por outros programas BIM ou por programas de CAD.

E aí, o que você achou do Archicad? Esse é definitivamente um dos mais importantes programas da arquitetura brasileira hoje e muitos escritórios estão migrando para essa plataforma, por reconhecer suas vantagens. Se quiser aprender mais sobre essa ferramenta, saiba mais sobre nosso curso Fundamentos do Archicad.

Mais postagens